Critérios de Avaliação

   O blog 'POA Cafeterias' tem por objetivo avaliar cafeterias de Porto Alegre/RS (e outras pelo mundo!) na visão do consumidor comum. 
   Os avaliadores são Leonardo (Engenheiro Ambiental) e Guilherme (Fisioterapeuta), irmãos, consumidores entusiásticos e amantes do bom café - mas, consumidores apenas - não críticos profissionais. 
   A nota final se baseia na análise da cafeteria como um todo, e não apenas no café (blend) em específico. Sendo cada item avaliado segundo critérios específicos e conforme opinião pessoal dos autores. De modo geral, quanto maior a nota, melhor a avaliação (com exceção do 'custo' - quanto menor o preço, melhor a nota!).
   Toda avaliação é feita como em um teste cego, baseando-se em critérios separados - não analisando propagandas, fama ou prêmios. A análise dos itens é feita para uma 'Cafeteria', independentemente de o local ser (também ou principalmente) um restaurante, bistrô, padaria, confeitaria, etc.

   A avaliação é dada em "grãos de café", que representam uma nota de 1 à 5:

- Item:  = 3,5/5

   A 'Nota média final' é uma média aritmética dos itens avaliados, ficando à critério do avaliador o arredondamento da mesma (+/-); visando adequar melhor a nota final ou como desempate de 'Ranking'.

= Nota média final: 3,5 / 5

Os itens avaliados são os seguintes:
- Café: Como citado anteriormente, a avaliação não é de forma profissional, e sim como a de um consumidor comum. Esta avaliação baseia-se de forma resumida nos fatores sabor, aroma e apresentação. Um mesmo 'café' (blend / marca) pode ter notas diferentes, pois soma todos estes fatores - bem como como a "mão" do barista.
- Acompanhamentos: Visa avaliar de forma geral as opções de menu para acompanhar o café. Não considera todos itens do menu, mas sim os tradicionais itens de cafeteria (pão-de-queijo, croissant, muffin, cheesecake, etc. A nota baseia-se nas opções, valores, sabores, apresentação, entre outros à critério do avaliador.
- Atendimento: Este item é praticamente autoexplicativo; avalia desde o pedido até o pagamento. Todo consumidor gosta de ser bem atendido!
- Ambiente: Avaliamos neste item um 'ambiente' típico (e esperado) de uma Cafeteria! Quem busca um café também espera um local aconchegante, bonito, confortável, tranquilo; onde se possa conversar com amigos ou sentir-se bem estando sozinho - lendo um livro ou um jornal, estudando ou relaxando.
- Localização: Neste tópico considera-se 'onde está' e 'como chegar' na Cafeteria. Por exemplo, a Cafeteria pode estar dentro de um descentralizado Shopping, porém com fácil acesso de ônibus e estacionamento para carros; assim como um local centralizado pode ser de fácil acesso à pé, porém difícil de estacionar. No exemplo do Shopping, o local específico onde está a cafeteria também é avaliado.
- Custo: Quanto mais alta a conta, menor a nota! Baseia-se no preço médio do mercado.


"Nenhuma informação pode substituir a verdadeira arte de experimentar o café, 
já que a verdade está na xícara.
(Susan Zimmer, no livro Eu Amo Café)


Ass.
Os autores.

Um comentário:

  1. Rapazes (sobrenome?!), ñ há crase em "1 a 5", nem em 'a critério' (vejam porquê no meu comentário sobre Café da Praça). Abçs, Tirza Myga Garcia/tmygar@yahoo.com.br/

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